A CEITEC E SEU PAPEL FUNDAMENTAL NO APRIMORAMENTO DA TECNOLOGIA AVANÇADA NACIONAL

Autor: Pedro Solon Assis Ramelli

Revisado por: Elaine Silva da Luz, coordenadora de comunicação e redação da ANAPRI

O Centro de Inovação e Tecnologia Avançada (CEITEC) fica localizado em Porto Alegre (RS) e é uma estatal criada em 2008, sendo vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A empresa tem como principal função inserir o Brasil em uma posição de liderança dos países emergentes perante ao mercado global de semicondutores, os quais são materiais que podem atuar tanto como condutores para passagem de corrente, quanto para isolante que impede a passagem. Dessa forma, a CEITEC demonstra uma forma de escapar do subdesenvolvimento imposto pelos países centrais e garantir a soberania nacional com a mitigação de importação de tecnologia avançada.

Com efeito, o investimento na tecnologia de 2010 até 2018 foi de somente 600 milhões de reais, sendo equivalente a 0,75% do investimento de semicondutores no mundo somente em 2017, somando 78 bilhões de dólares. De fato, o mercado global está investindo no futuro, com China e a TSMC investindo 100 bilhões de dólares, a União Europeia com 140 bilhões de dólares e a Taiwan, um país emergente que produz cerca de 65% dos semicondutores no mundo, com a TSMC considerada a principal empresa do ramo. 

Diante do exposto, mesmo com o baixo orçamento a CEITEC produz mais de 100 milhões de chips, quase 3,5 milhões de encapsulamentos de chips e a fabricação de 3,1 milhões de etiquetas, inlay e tags. Os produtos/serviços e as patentes da CEITEC estão em diversos segmentos,   sendo   elas:   agronegócio   (chip   do   boi);   identificação   veicular   (uso de radiofrequência passivo); rastreio e identificação; identificação pessoal; sensores e dispositivos microfluídicos (possibilita a detecção precoce de câncer); sensores de análise para detecção de doenças,   além   de   monitoramento   de   equipamentos;   sensores   eletroquímico do tipo micromódulo, que possibilita a efetuação de testes rápidos para detectar doenças como COVID-19 e  Dengue.

Entretanto, durante a gestão de Michel Temer (2016-2018) e de Jair Bolsonaro (2019-2022), houve diversas medidas para descredibilizar a CEITEC visando a sua venda para o setor privado, uma vez que era uma empresa que dava déficit. De fato, para a uma empresa de semicondutores dar lucro, é necessário  um planejamento estratégico de retorno financeiro a longo prazo, por isso, a empresa dava prejuízo para no futuro arrecadar frutos dos investimentos, como fizeram diversos países que a maioria dessas empresas são estatais. Com isso, houve a ida de funcionários para o exterior e a deterioração estrutural da empresa, corroborando para o encaminhamento de uma possível liquidação. 

Todavia, este ano houve o decreto de preservação da CEITEC, assinado pelo presidente Lula, que retoma o planejamento estratégico de produção de chip nacional. Logo, é notório a importância desse investimento visando um futuro mais conectado e com altas produções de tecnologia avançada, sendo necessário a presença do Brasil entre os países mais influentes nesse ramo. Apesar da desestruturação, ainda é possível se inserir como uma liderança dos países emergentes e buscar grandes cooperação que tragam grandes investimentos para assegurar a soberania nacional.

REFERÊNCIA

ASSIS RAMELLI, Pedro Solon; ALMEIDA DE FIGUEIREDO, Mateus. O último suspiro do Brasil no mercado atual de semicondutores: uma análise a partir da teoria da dependência sobre a manutenção e o desmonte da CEITEC durante o governo Bolsonaro (2019 – 2022). Revista Eletrônica da Estácio Recife, [S. l.], v. 9, n. 3, 2023. Disponível em: https://reer.emnuvens.com.br/reer/article/view/735. Acesso em: 13 dez. 2023.

CEITEC  S.A,  2022. Apresentação;  Disponível  em:  <http://www.ceitec-sa.com/pt/quem-somos/apresentacao>. 

CEITEC    S.A,    2020. Plano    Estratégico -Ciclo    2020 -2024.    Disponível    em: <http://www.ceitec-sa.com/pt/Documentos%20Publicos/Plano%20Estrat%c3%a9gico%20-%20Ciclo%202020%20-%202024.pdf>. 

COSTA, C. (18 de Junho de 2021). Revista Oeste. Fonte: Deficitária, estatal do ‘chip do boi’ está prestes a fechar as portas: https://revistaoeste.com/economia/deficitaria-estatal-do-chip-do-boi-esta-prestes-a-fechar-as-portas/

RONCAGLIA,  A.;  GALA,  P.  (2020). Brasil,  uma  economia  que  não  aprende:  Novas perspectivas  para  entender  nosso fracasso.São  Paulo:  André  Roncaglia  e  Paulo  Gala;  1ª edição.